Dia Mundial do Câncer: Bordado como instrumento de apoio ao tratamento de doenças graves

Dia Mundial do Câncer: Bordado como instrumento de apoio ao tratamento de doenças graves

fevereiro 02, 2018

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. O objetivo dessa data é nos fazer refletir sobre essa doença que mata milhares de pessoas todos os anos e contribuir para que as pessoas tenham maior conscientização sobre as suas origens, formas de tratamento e prevenção.

Muito importante lembrar que adoecimentos estão ligados a vários fatores sejam de origem genética, exposição a riscos ambientais, e principalmente é necessário especial atenção àqueles relacionados ao seu estilo de vida como alimentação, sono, lazer, socialização, afetividade: o Bem Viver. Com o câncer não é diferente. Aspectos emocionais tem sido estudados tanto no surgimento, quanto no desenvolvimento e cura do câncer.

Estar atento ao seu corpo, aos sinais que ele envia, manter a energia vital, a alegria de viver ou brilho nos olhos é algo que precisamos levar em conta para uma vida saudável, e buscando contribuir nessa discussão, trazemos um tema ainda pouco conhecido para muitas pessoas que é o uso de técnicas manuais e criativas, como o bordado, no apoio a pessoas com enfermidades graves.

Antes vamos relembrar alguns pontos importantes sobre os principais tipos de câncer e sua prevenção.

 

 

Câncer de próstata

O câncer mais comum entre os homens é o de próstata, que incide com mais frequência em indivíduos acima dos 40 anos.

A melhor forma para se prevenir do câncer de próstata, é fazendo o respectivo exame periodicamente a partir dos 45 anos de idade. Além disso, se manter informado sobre os sinais e sintomas dessa doença também contribui bastante para um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura nesses casos.

Alguns sintomas do câncer de próstata são:

  • Dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite;
  • Dor óssea;
  • Infecção generalizada ou insuficiência renal.

Câncer de mama, ovário e colo do útero

Nas mulheres, os tipos de câncer que ocorrem com mais frequência, são: o câncer de mama, do colo do útero, de pele e o câncer de ovário.

Esses tipos de câncer ocorrem com mais frequência em mulheres com idade superior a 30 anos. Suas causas são variadas, por isso, quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, melhor.

Fazer o autoexame das mamas é uma excelente forma de prevenção para o câncer de mama. O exame do colo do útero, popularmente conhecido como exame Papanicolau, também ajuda na prevenção e diagnóstico precoce.

 

 

Já o câncer de ovário é o mais difícil de ser detectado, uma vez que ele não causa dor ou apresenta sintomas aparentes na fase inicial, quando apresenta, é sinal que a doença já está avançada.

Por isso, visitar o ginecologista periodicamente para fazer exames de rotina, também é uma boa forma de as mulheres se prevenirem contra estes que são os tipos de câncer mais recorrentes em mulheres.

Sintomas do câncer de mama

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Sintomas do câncer de ovário

  • Pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas;
  • Náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Sangramento vaginal.

 

Superando os traumas causados pelo câncer com a ajuda do bordado

É muito comum que pessoas que passaram por algum tipo sofrimento, em especial o câncer, procurem tratamentos complementares que as ajudem a amenizar e superar essa situação de vida tão dramática. Recebemos e acolhemos muitas pessoas nesta condição buscando participar das nossas oficinas de bordado. Dentre as possíveis explicações podemos citar o fato de o bordado atuar como uma forma da pessoa se envolver consigo mesma, ter efeitos na autoestima, melhorar a concentração e diminuir a ansiedade.

Após a fase da descoberta do câncer e durante os tratamentos, há, na maioria das vezes, uma fase de grande tristeza e depressão decorrente provavelmente do abalo emocional promovido pela exposição a procedimentos duros como cirurgias, tratamentos quimioterápicos, radioterápicos, etc. Nesse contexto, o exercício uma atividade manual e artística pode ajudar muito! Propicia uma aproximação com as questões internas e sua reorganização criativa para enfrentamento da situação de sofrimento e promover a saúde.

 

 

Por esses e outros motivos, atividades manuais atuam como tratamentos terapêuticos auxiliares no enfrentamento do câncer. O objetivo maior de quem busca atividades manuais é aliar-se aos diversos benefícios para uma melhor qualidade de vida. Há quem diga que bordar é semelhante a uma forma de meditação.

Acreditamos que o convívio durante os encontros bordados contribui para amenizar e reduzir o sofrimento das pessoas que passaram ou ainda convivem com a doença. Isto porque por meio delas é possível vivenciar a partilha e o acolhimento, a afetividade de experimentar as cores os pontos. Pontos de cura, pontos de transformação e fortalecem os participantes.

 

 

Segundo o Terapeuta Ocupacional Fábio Fouchy, a atividade de bordar traz somente benefícios aliados ao bem-estar das pessoas, como a melhora da concentração, memória, coordenação motora e atenção – todos importantes para uma boa qualidade de vida. O terapeuta explica ainda que bordar é excelente para relaxar a mente e promover a socialização.

Fouchy elucida também que “fatores psicossociais são desenvolvidos ao produzir com significado tanto para si quanto para outros, aprendendo a lidar com os próprios limites e adversidades, assim como o convívio, compartilhamento de conhecimento e experiências com outras pessoas”. 

 

Onde buscar informações sobre o Câncer?

Independente do tipo de câncer, obter informações e procurar se educar melhor sobre esse assunto, é o melhor caminho para evitar esta que é uma das doenças mais conhecidas e avassaladoras no mundo.

Há disponível na internet diversos canais confiáveis onde você pode buscar informações sobre os diferentes tipos de câncer, seus sintomas e formas de prevenção.

Dentre os principais sites e canais que tratam sobre o câncer, estão:

Visitando esses canais informativos, é possível se manter atualizado sobre os tipos de câncer, suas causas, sintomas, formas de tratamento e, principalmente, como se prevenir dessa doença.

 

Cuide-se, previna-se!



x
x

✔️ Produto adicionado com sucesso.