(A)BORDAR O SER - AMOR DE BORDADO
Um Amor de Bordado 2
Arte e sensibilidade e bordado como caminho de transformações.
A origem
Em busca da educação para a sensibilidade e humanização o Grupo Matizes Dumont adota há mais de vinte anos o bordado como linguagem. Bordado como forma de expressão criativa e exercício de superação de problemas. Por isso desenvolvemos a Vivência Sócio Psicopedagógica (A)Bordar o Ser, que utiliza o bordado como forma de expressão e rompe com o aspecto apenas instrumental do bordar. Vivência que tem como eixo o encontro por meio da arte, da estética e da reflexão. Encontro com o Ser. Ser criativo, sensível, ser amoroso, solidário, liberto. Há mais de trinta anos escolhemos usar o bordado como linguagem e como fortalecimento do nosso poder de resiliência. Como superação dos desafios trazidos com as mudanças no momento atual, no estilo de vida.
Quais conexões vão ao encontro da sua felicidade?
A vida moderna trouxe muito avanços tecnológicos, mas, por outro lado, estamos todos em ritmo muito acelerado e estamos super conectados. E nessa correria as pessoas estão se afastando de coisas importantes. Paradoxalmente, quanto mais nos conectamos mais vivemos uma desconexão e nos distanciamos das pequenas coisas simples que nos trazem felicidade. As coisas importantes da vida. Além disso, alguns de nós experimentamos a fragmentação do trabalho, a produção em série, a padronização, a pouca possibilidade de desenvolver seu lado criativo e o distanciamento do fazer com as próprias mãos.
O que isso está acarretando em nosso dia a dia?
- Estamos pagando muito caropor isto, com o surgimento de stress, ansiedade, doenças crônicas, solidão, insatisfação, competitividade, dissociação entre o pensar e o fazer.
- Em muitos casos é necessário trabalhar para nos reencontrar, para nos reencantar, libertar, descobrir coisas que ficam guardadas para brotar. Uma forma de fazer isso é por meio da expressão artística, seja ela qual for para vivenciar a festa dos sentidos e da beleza.
A motivação do projeto
Buscamos promover esse reencontro das pessoas com a sua liberdade, sensibilidade, memória por meio do bordado. Encontro com elas mesmas, trazer a possibilidade do Bem Viver - prática cotidiana de respeito, harmonia e equilíbrio com tudo o que existe, e compreende que na vida tudo está inter-relacionado: eu comigo mesma, com o outro, com todos os seres.
Com o bordado você pode alinhavar suas perspectivas por um caminho das descobertas e da autotransformação, onde somos convidados para entender e acolher a pluralidade, reaproximar da criatividade e da sensibilidade, aproximar o pensar e o fazer, que podem contribuir para uma vida mais leve.
Existe algum pré-requisitos para participar?
Neste projeto com formato que apresentamos – (A)Bordar o Ser – Amor de Bordado, você não precisa saber bordar. Traga disponibilidade e sua alma.
Serão promovidos encontros mensais e um espaço de convivência contínuo, onde você borda e reborda a própria vida, trilha caminhos de forma mais leve, mais serena e reinventa e pesponta as possibilidades para libertar-se das tensões do cotidiano.
Venha TRANSBORDAR conosco.
Preencha seus dados