Projeto Quintais

Quintais – Olhares memória e permanência uma (re)leitura bordada nos espaços vividos: recriação de saberes e fazeres Promoção da saúde e de ambientes saudáveis.
Alinhavando cultura, saberes e antigos ofícios.

Realizado entre 2011 e 2013: Comunidade de São Bartolomeu – Cristalina -GO, Pirapora, Buritizeiro, Belo Horizonte, Serra do Cipó-MG.

O quintal, terreno, terreiro – área em volta ou nos fundos das casas é a base territorial simbólica mais antiga e próxima das pessoas. No pequeno terreiro da casa se abre um mundo de sentidos, sensações, compartilhamentos, sabores e saberes. Por isto é de grande importância o movimento para sua permanência, mesmo que com novos traçados em um mundo contemporâneo.

Lugar de significados, os quintais estão na nossa memória relacionados à infância, brincadeiras, ao cuidar e à vida cotidiana das famílias. Assim simbólico e cheio de memórias, cultura, saber popular, espaços de convivência entre gerações, os quintais representam os primeiros contatos de pessoas com o mundo, com a cultura.
Fortemente relacionados à paisagem das cidades brasileiras, às vezes com suas árvores frondosas, terreiro onde se planta árvores frutíferas, arbustos, chás, hortas para a produção doméstica de alimentos, lugar de trabalho, do varal estendido ao vento ou do jirau onde se secava a louça, as peças de flandres, copos de alumínio ao sol.

Históricamente no quintal também houve lugar reservado à privacidade, aos serviços de higiene, fontes e poços, pequenas oficinas, às dependências dos empregados, aos cultos religiosos. Possui inestimável valor cultural, social, econômico, mas ao longo dos tempos têm sofrido perdas de usos e de espaços devido à forma de ocupação e usos de solo urbano, mudanças no estilo de vida.

Esta é uma proposta que conjuga saberes, sentimentos, compartilhar, ser por meio da educação por meio da arte do bordado. Trata-se de uma vivência enriquecedora do fazer criativo, e possibilita (A)bordar conteúdos da história de vida, de dialogar com a realidade no espaço onde vivemos. Espaço e lugar onde experimentamos ensinamos e aprendemos pontos do bordado que unem a vida real e imaginária, “com sentido e com beleza”. Encontro feito do entrelaçamento entre bordados, natureza, cor, movimento, brincadeiras e sentimentos.

A manualidade do bordado desperta afetos e atrai pessoas em todo o mundo. Neste projeto o bordado é utilizado como linguagem facilitadora dos processos de educação e sensibilidade, mobilizadora, da memória, e irá permitir ainda a capacitação de pessoas para a inclusão socioprodutiva.

Ao final deste trabalho, espera-se que a produção, partilha e disseminação do conhecimento promova a melhoria nas condições de vida, o fortalecimento e empoderamento dos participantes. Um dos principais resultados é o estabelecimento de uma aliança com a realidade, resultando em importantes transformações que o momento exige para dar respostas as situações trazidas pelo desemprego e fragilidade socioeconômica.
 

Resultados em São Bartolomeu - Cristalina

Foram capacitadas 90 mulheres e estima-se que indiretamente 270 foram beneficiadas indiretamente.

Tradicionalmente utilizam chás para a cura de doenças. Durante o processo foi realizada uma estimativa rápida participante, com visita a todas as ruas da localidade, identificados quintais com plantação de hortas e chás por quarteirão, identificados também problemas ambientais , acúmulo de resíduos sólidos, e a falta de saneamento.

Como principal resultado das oficinas de bordado:
Geração de emprego e renda;

Empoderamento dos participantes e articulação com a Gestão Municipal de Cristalina:   apresentado o relatório da estimativa rápida participante realizada junto com os bordados. Compareceram os Secretários de Obras, Saúde, e Chefe de Gabinete, que providenciaram a imediata remoção do lixo e se comprometeram a encaminhar para discussão com o Prefeito as medidas para minimizar os problemas ambientais e de saúde pública

Oficinas semelhantes foram realizadas em Pirapora, Buritizeiro, Serra do Cipó , Belo Horizonte , e com docentes da FIOCRUZ

x
x