Projeto Caminho das Águas

Projeto de Mobilização Social no Vale do Rio São Francisco para a proteção dos cursos d’água e nascentes.

Realizadas duas expedições pelo Rio São Francisco (1999 e 2000) nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Aproximadamente 40.000 beneficiários nas cidades da calha do rio.

Viajando numa barca, participaram 51 profissionais voluntários saíram de Pirapora-MG até a foz do rio, em Piaçabuçu, AL. Foram realizadas 42 oficinas, nas áreas de educação, saúde, cultura e preservação ambiental.

Destacamos:

  • Oficinas do Projeto Transbordar - Bordando o rio que sonha – 1999 Vivência Psicopedagógica utilizando o bordado, cujo tema foi saúde e preservaçãoambiental. Foram realizadas em doze municípios às margens do rio São Francisco, nos estados de Minas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas e atingiram 540 pessoas em dois anos.

  • Linhas e letras do bordado – 2000 - Oficina de bordado onde o tema foi arte e cidadania – desenvolvida com bordadeiras e professores em 13 municípios do vale do rio São Francisco. Atingiram aproximadamente 1000 pessoas.

  • Outras oficinas realizadas com a comunidade em geral e em escolas: contação de histórias, de danças folclóricas, recomposição de mata ciliar, de agricultura familiar, literatura, shows musicais dentre outras.

Produtos gerados pelo projeto:

A partir das ações deste projeto foram desenvolvidos 25 projetos de mestrado e doutorado do Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS/UNB, e do CEUB – Brasília, editados belos livros de fotografias, poesias, romances, teses, discos. Foi uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimento e ações socioeducativas entre os integrantes do projeto e os “barranqueiros”, os ribeirinhos.

x
x