ICAD

Bordado e inclusão socioambiental - Arte solidária feita a mão

 

      A arte tem a função educativa, social, psicológica, a função de humanizar. Por meio da arte pode-se reconhecer discutir e dialogar com a sensibilidade e aspectos do cotidiano em busca de mudanças e do Desenvolvimento Humano.

      Acreditando na arte e na educação para o sensível como um caminho foi que o Grupo Matizes Dumont fundou o Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont – ICAD, em Pirapora-MG.

   

Antigo armazém de 1930 transforma-se em espaço educativo e lugar de convivência.

        O Instituto foi criado em 2004 para ser um espaço de compartilhamento de ideias e ações voltadas para a cultura, educação, saúde e ambiente e revitalizar antigos ofícios.

O Istituto é um lugar onde se vive a arte em suas diferentes experssões e dimensções.

        Por meio dos projetos sociais e culturais o ICAD busca aproximar as pessoas com sentido e com beleza. E com linhas e letras do bordado mulheres e homens vão tecendo significados, despertando para o prazer de criar e de fazer com as mãos, valorizar o patrimônio cultural imaterial brasileiro.

        Espaço educativo e de convivência o ICAD promove acesso a bens culturais e ampliação do conhecimento, desenvolve projetos de promoção da saúde, de geração de renda e inclusão socioprodutiva. Lugar onde a comunidade de Pirapora, Buritizeiro e municípios vizinhos pode se expressar, criar e conviver com criatividade.

Produtos desenvolvidos por mulheres dos projetos do ICAD

Saquinhos

Almofadas

Porta-óculos

Batas adulto