Terapias feitas à mão: os benefícios do crochê, tricô e bordado

Terapias feitas à mão: os benefícios do crochê, tricô e bordado

Janeiro 06, 2017

Tricô, crochê e bordado podem aliviar o estresse e evitar a depressão.

Confira as vantagens!

1. Reduzem o estresse

Ao fazer um trabalho manual, as preocupações são deixadas de lado. "Não à toa, os livros de colorir viraram febre. As pessoas acharam neles um meio de escape dos problemas e da rotina", diz a terapeuta ocupacional Ana Lúcia Bidin.
2. Exercitam o cérebro
"O movimento de passa a agulha de um ponto ao outro melhora a atividade cerebral, estimulando a coordenação motora", afirma o neurocirurgião Luiz Daniel Cetl.
3. Ajudam na concentração
No trabalho artesanal, cada etapa demanda máxima atenção. "A prática ajuda pessoas que têm dificuldades de se concentrar ou são muito agitadas", afirma Ana Lúcia.
4. Melhoram as articulações
A movimentação das mãos favorece a lubrificação articular, que ;e importante no processo de envelhecimento, e previne futuras dores", afirma a fisioterapeuta Luana Albertoni.
5. Afastam a depressão
"Principalmente na terceira idade, o artesanato é uma ressignificação da vida", diz a terapeuta Ao se envolverem em projetos de caridade, as pessoas atribuem um objetivo ao seu trabalho.
Colaborou: Izabella Mayumi (Texto)

 

Fonte: http://manequim.uol.com.br/noticias/faca-voce-mesmo/terapias-feitas-a-mao-os-beneficios-do-croche-trico-e-bordado.phtml#.WG_L7FMrLIU