Desde sempre homens e mulheres gostam de guardar lembranças! Nós bordadeiras temos nossas recordações dos pontos aprendidos registrados num paninho especial – O pano de amostra!
O meu pano de amostra é o registro dos pontos que minha mãe me ensinou. É bem lindo! Tem florais, casinhas, bichinhos, árvores diversas, crianças brincando e um bocado de buquês especiais, tudo bordado em um tecido de linho, na cor pérola.
Detalhes do Pano de Amostrar de Antônia Zulma Diniz Dumont
Parafraseando a artística plástica Fayga Ostrower a quem admiramos muito, ressaltamos: ... “Arte não se ensina, é impossível ensinar. Assim como não se ensina ninguém a ser criativo, a ser artista. Isso é impossível”. O que podemos fazer enquanto educadores é estimular as pessoas a se conectar com a sua sensibilidade.
O processo criativo é seu! Você tem que encontrar a sua inventividade dentro de si mesmo, no mundo que seu olhar sensível alcança e guarda.
Uma maneira de registrar tudo isso e um pouco mais é fazer seu próprio pano de amostra com bordados.
O que é preciso para desenvolver o seu pano de Amostra:
Nessa bordação espontânea novos pontos vão surgindo e recebendo o nome da bordadeira que os borda, inventa e reinventa. Pontos que cada uma de nós borda no seu tecido vida: ponto de ontem, ponto ainda, ponto adiante, ponto enigmático (que você nem sabe como ele surgiu), ponto de descobertas, ponto de cuia, ponto solto, ponto livre, ponto cura, pontos de Ser. Não há ponto errado ou certo. Há o ponto belo e o não tão belo. Esse último, deve ser refeito, claro, se você quiser;
Atenção: o pano de amostra não fica pronto nunca, pois a cada momento, temos um ponto e ou um pesponto novo a acrescentar...
Faça bonito! Elabore um pano de amostra que mostre você inteira e inventiva!
E, para finalizar, ressaltamos que é por acreditar que a formação humana é como um bordado, nós, bordadeiras do Grupo Matizes Dumont incentivamos a cada pessoa que encontramos a ser inventiva, observadora e com isso cada dia mais também renovamos nosso compromisso de ser criativo e espontâneo!
Realizamos oficinas de bordado por todo o Brasil seguindo a metodologia (A) Bordar o Ser. São espaços de convivência onde as relações são tecidas entre a beleza e a falta dela, entre o cuidado e o amor pela natureza, entre o sagrado e o humano.
Se você tiver curiosidade e interesse, venha encontrar-se conosco para um tempinho a ser bordado.
Grande abraço!