Dia de Reis...você sabe quais foram os presentes dados ao Menino Jesus?

Dia de Reis...você sabe quais foram os presentes dados ao Menino Jesus?

Janeiro 05, 2018

O Dia de Reis, comemorado pela Igreja Católica todo dia 06 de janeiro, é a data em que se celebra a visita dos três Reis Magos, nativos do oriente, ao Menino Jesus. Cada um entregou um presente cheio de simbolismo logo depois ao seu nascimento.
A Folia de Reis, nome dado à festa, acontece entre os dias 24 de dezembro e 06 de janeiro.
  

A história do natal conta que os reis magos foram conduzidos por uma estrela no céu até chegarem ao local onde Maria estava com seu filho, juntamente com José. Cada um saiu de uma região diferente e levou consigo um presente para o filho de Deus.

 

  

 

Belchior ou Melchior foi o enviado da Europa, seu presente foi o ouro, que era oferecido apenas para os deuses. O presente representava a riqueza e a realeza.

Gaspar saiu da Ásia, levando incenso para proteger o Menino Jesus, onde o aroma era espalhado pelo ar espantava os insetos. Seu simbolismo tinha relação com a fé e a espiritualidade.

O terceiro presente, a Mirra, foi oferecido por Baltazar, o enviado da África. É um óleo extraído de uma planta e era utilizado no preparo de remédios.

 

 

No Dia de Reis, terminam-se as comemorações do natal, e nos dias atuais é a data em que os enfeites que representam a festa, são guardados para serem expostos nas comemorações seguintes. 

Nós do Grupo Matizes Dumont, desejamos que o fim das comemorações do natal, seja marcado pelo início de um ano novo cheio de oportunidades!

Que este ano seja como um tecido aguardando para ser bordado, e que suas realizações sejam os pontos e alinhavos, cheios de cores, movimentos e texturas!!!

 

OBS: Todas as imagens de bordados mostradas neste post serviram de ilustração para o livro ''Os Três Reis" de Rubens Alves, editora Loyola.